Acipa alerta e orienta comerciantes sobre o golpe das notas falsas

09/08/2021

Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Acipa, alerta comerciantes e população da cidade sobre a circulação de notas falsas, principalmente cédula de R$200 reais.

O crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal. Quem falsifica, fabrica, adquire, vende, troca, guarda ou tentar colocar uma cédula falsa em circulação está passivo de prisão com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão.

Fique atento! Confira alguns mecanismo de segurança para verificação:

- QUEBRA-CABEÇA: coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

- ELEMENTOS FLUORESCENTES:  sob a luz ultravioleta, você vê que: o número do valor da nota aparece na frente; no verso a numeração se série vermelha fica amarela; pequenos fios se tornam visíveis nos dois lados. Na nota de 200 reais, apresentam três cores em cada fio: vermelho, azul claro e azul escuro.

- ALTO-RELEVO: pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota.

- MARCA D’ÁGUA:  coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota em tons que variam do claro ao escuro.

- FIO DE SEGURANÇA: coloque a nota contra a luz, fica visível na área central, um fio escuro. Na nota de 200 reais este fio aparece liso, sem inscrições

- NÚMERO DE MUDA DE COR:  movimente a nota e descubra que o número 200 muda do azul para verde

- NÚMERO ESCONDIDO: ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, você vê o valor da nota aparecer na área indicada na foto.


APLICATIVO E SITE

O Banco Central possui o aplicativo “Dinheiro Brasileiro”, que auxilia a identificação das notas, mostrando o que deve ser observado em cada uma para determinar sua autenticidade. No site do Banco Central também é possível saber mais sobre os itens de seguranças de todas as notas: CLIQUE AQUI