Acipa, UNA e Rotary Club Pouso Alegre Sul doam máscaras respiratórias ao Samuel Libânio

07/05/2020

A Acipa, Rotary Club Pouso Alegre Sul Sul e UNA doaram na tarde desta terça-feira, 5 de maio, 15 máscaras respiratórias ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que atua na linha de frente no combate a pandemia da COVID-19.

Essa máscara vem de um projeto desenvolvido na Itália como alternativa para falta de respiradores e chegou até Pouso Alegre através do Rotary Club Pouso Alegre Sul do distrito 4560 que abrange a região.  “O objetivo é diminuir o uso do tempo dos respiradores com o uso de outras tecnologias. Essa máscara, a princípio usada em mergulhos, recebeu uma válvula 3D para poder ser conectado ao sistema de oxigênio hospitalar”, explica o presidente Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA), Filipe Vargas. O projeto contou com apoio da Una no desenvolvimento da válvula por meio de uma impressora 3D para as máscaras.

Filipe reconhece o trabalho importante do Hospital Samuel Libânio neste momento delicado. “Entendemos como fundamental a atuação do Hospital Samuel Libânio no combate da COVID-19. Confiamos no sucesso de tratamento deste Hospital até o final dessa pandemia”, afirma o presidente da Acipa.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, sempre atuante e atento aos trabalhos desenvolvidos no HCSL participou do momento da doação das máscaras e elogiou a iniciativa. “Estamos enfrentando uma guerra contra um inimigo invisível e a melhor forma de enfrentarmos esse momento difícil e com solidariedade. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto pela forma madura que estão lidando com esse problema da COVID-19 na nossa cidade”, disse o prefeito.

O representante do Rotary Club Pouso Alegre Sul, Alécio Domingues Mendes, disse que o sucesso e eficiência da máscara, criada por um engenheiro italiano, está sendo comprovada em vários países. “O Rotary Pouso Alegre Sul, idealizador desse projeto, faz questão de ajudar esse Hospital, que atende tão bem a população de Pouso Alegre e região nesse momento tão difícil e delicado”, ressalta.

O diretor técnico do HCSL, Alexandre Ciappina Huebdisse que atos de solidariedade como essa doação emociona todos os funcionários do Hospital e toda população de Pouso Alegre. “Essas máscaras vão beneficiar aqueles pacientes que estão em uma condição limítrofe, entre a necessidade ou não do ventilador mecânico. As máscaras vão ajudar a retardar o momento que alguns pacientes tenham que ir para o respirador mecânico. É um ato de caridade dessas instituições que vai ajudar com certeza as pessoas que estão passando por essa pandemia”, agradece Alexandre Hueb.

Texto: FUVS